Current track

Title

Artist


Valentine´s Day: Qual é a origem da celebração?

Written by on 14 de fevereiro de 2022

Equipe Rádio AcheiUSA – Uma das datas mais festejadas nos Estados Unidos, o Valentine´s Day, celebrado em 14 de fevereiro, é um dia semelhante ao Dia dos Namorados no Brasil.

Valentine´s Day
Imagem: Pexels

A data é usada como um momento para se demonstrar afeto por quem se ama, com uma característica um tanto diferente da brasileira, pois as demonstrações de carinho neste dia, podem se estender também a pessoas que não sejam necessariamente parceiros românticos, mas que tenham importância para o outro.

A data teve início no século IV a.C., ainda no Império Romano. Todos os anos, em meados do mês de fevereiro, era celebrado o festival da Lupercália, em celebração à fertilidade e à chegada da primavera.

O Lupercália seguiu acontcendo por cerca de 800 anos,até que a igreja católica ganhou mais força na região que era dominada pelo Império Romano. O catolicismo tinha como foco erradicar as festas pagãs, então foi imaginado uma nova tradição para os namorados.

A proposta consistia em tornar Valentim um santo e substituir o culto a Lupercus por um dia de adoração a Valentim. Tudo isso porque o padre acreditava no amor e promovia casamentos na sociedade romana.

Valentim foi preso por celebrar casamentos de soldados em segredo,já que eram proibidos,para que não se preocupassem com suas possíveis famílias durante as guerras.

Ao ficar preso, Valentim se apaixonou pela filha de um de seus carcereiros. Condenado à morte, escreveu a ela uma carta em seu último dia de vida, que teria sido assinada por “o seu Valentim”. A partir de então, passou-se a celebrar o dia 14 de fevereiro como “Valentine´s Day”.

Marque aqui nos comentários uma pessoa que precisa conhecer essa história, ou até mesmo,claro, aquela pessoa especial que você gosta muito e Happy Valentine´s Day!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *