Current track

Title

Artist


Toquinho, a maestria em versos na música popular

Written by on 27 de janeiro de 2020

Toquinho - divulgação
Toquinho – divulgação

Sempre presente na programação da Rádio AcheiUSA, Antonio Pecci Filho, mais conhecido como Toquinho, ganhou o apelido por ser o filho caçula e começou a ter as primeiras aulas aos 14 anos, tendo aulas com Paulinho Nogueira. O Teatro Paramount, em São Paulo, foi onde ele começou, na temporada de shows de novos talentos, conhecendo então Chico Buarque, que pôs letra em sua primeira melodia, Lua Cheia, de 1967.

Toquinho enveredou ainda, pelas peças de teatro, tocando em várias como Balanço de Orfeu, uma adaptação da obra de Vinicius de Moraes, com direção de Millôr Fernandes e Liberdade, Liberdade, dirigida por Flávio Rangel. Participou ainda do show Na Onda do Balanço, no Teatro Maria Della Costa, junto com Taiguara e fez ainda, Esse Mundo É Meu, na boite Ela, Cravo e Canela, com Manini e Sérgio Ricardo.

A gravação de seu primeiro disco solo, A Bossa de Toquinho, de 1966, contaria com a raríssima parceria de Elis Regina e Walter Silva, em Triste Amor que Vai Morrer. Em 1968 vai em encontro a Chico Buarque, que se encontrava em autoexílio na Itália, participando de apresentações junto à cantora americana Josephine Baker.

Já nos anos 1980, Toquinho ganha ainda mais alcance no Brasil ao lançar a música “Aquarela“, muito veiculada nas rádios durante o ano de 1983. Em seguida, em 1985 repetiria o feito com a belíssima canção “O Caderno“, revelando de vez toda a sua multifacetada face artística, de compositor, cantor e instrumentista. Nascido em 6 de julho de 1943, Toquinho tem hoje 73 anos e segue sendo um dos maiores nomes da música popular brasileira no Brasil.