Current track

Title

Artist

Top 7 Álbuns – Rádio AcheiUSA

Written by on 18 de setembro de 2020

Por Luck Veloso – A nova onda da internet é um link onde escolhemos 7 capas que seriam os álbuns da nossa vida. Uma tarefa hercúlea, com certeza, tamanho é o universo que ouvimos, mas após horas em frente à tela, tivemos finalmente, uma lista com os 7 discos que, entre a nossa equipe, podem ser considerados na lista top, espero que você também curta:

Clube da Esquina

Clube da Esquina – O álbum de 1972, lançado pela então EMI – Odeon, é um dos mais clássicos do Brasil, por ter reunido músicos que formaram o chamado “Clube da Esquina”, tendo à frente os grandes Milton Nascimento e Lô Borges, este último, recebendo o crédito pelo disco. A capa do álbum é uma foto de dois meninos, chamados Cacau e Tonho, num registro de Nova Friburgo.

Gilberto Gil

Gilberto Gil – O terceiro disco do baiano Gil traria a canção “Aquele Abraço”, que se tornaria inesquecível pelas décadas seguintes ao lançamento do single, em 1969. A música, aparentemente ´alegre´, relata um momento de tristeza do artista, sendo uma despedida do seu amado Brasil, pouco antes dele ter que partir para o exílio político, em Londres, ao lado de Caetano Veloso, citando ainda, o bairro de Realengo, onde ficou preso antes do que viria a ser chamado de ´Anos de Chumbo´ no Brasil.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes – Além de ser item obrigatório em nossa seletíssima lista de 7 mais, Vinicius por si só, já nos daria um imenso trabalho em ter que ´escolher´ algo. Selecionamos então o disco homônimo, de 1967, lançado pela editora Elenco. O disco contem o grande “Samba da Benção” e “Samba em Prelúdio”, duas grandes pérolas. O branco mais negro do Brasil, segundo definição do próprio, virou imortal, ao lado de seu parceiro de sempre, Tom Jobim, para nossa alegria.

Chico Buarque

Chico Buarque – As Cidades – O ano era 1988 e Chico já era o grande baluarte da MPB que conhecemos, quando lançou o bonito e emocionante “As Cidades”, com composições profundas como “Iracema Voou”, “Enjuriado” e “Aquela Mulher”. Merece uma audição atenta, do início ao fim, para que você possa absorver todas as belíssimas histórias que Chico nos conta. Ele que é também, grande admirador de Vinicius, a quem conheceu bem novo, nas visitas que o poeta fazia a seu pai. Que sorte a nossa ele ter recebido essa grande influência!

Os Paralamas

Os Paralamas do Sucesso – O Passo do Lui – Trazendo a lista para os anos 1980, temos o segundo álbum do power trio mais famoso do Brasil. O disco marcou a mudança radical na sonoridade, com o aumento de peso na batera e ainda, composições que tiveram ainda mais força após a apresentação da banda no Rock in Rio, em 1985, com sons que se tornaram clássicos como “Óculos”, “Meu Erro”, “Mensagem de Amor”, entre outros.

Marina Lima

Marina Lima – O Chamado – O décimo primeiro álbum de Marina, nossa roqueira predileta, é uma das mais belas obras de toda a sua vida. No disco ela abre o leque e vai de Cazuza e Frejat a Dalto e ainda, é claro, seu parceiro de sempre, o irmão e igualmente poeta, Antônio Cícero. Item obrigatório!

Tom Jobim

Tom Jobim – Tom Canta Vinicius – Fechando a tampa, temos o registro incrível de Tom Jobim ao vivo, como bem anuncia o nome do álbum, mergulhando na belíssima obra de seu parceiro de toda a vida, Vinicius de Moraes, O registro é do ano de 1990, feito no CCBB do Rio de Janeiro e possui as clássicas “Insensatez”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “Garota de Ipanema”, entre outros grandes momentos.

Curtiu a nossa lista com os Top 7 Álbuns? Comente e também fale os seus!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist