Sandra de Sá é a voz guerreira que todo brasileiro precisa ouvir
Written by Rádio AcheiUSA on 10 de janeiro de 2020

Sandra Cristina Frederico de Sá, mais conhecida como Sandra de Sá, é uma das artistas mais plurais que o Brasil já conheceu e claro, está em nossa programação. A cantora, compostitora e instrumentista possui enorme abrangência sobre vários estilos musicais, passeando pelo pop, deitando ainda na MPB e com forte apelo na Black Music.
Sua voz firme e poderosa, faz parte de nossas vidas, com canções que atravessam décadas, fazendo parte da trilha sonora de vários acontecimentos. Cresceu nos arredores da Escola de Sampa Caprichosos de Pilares, por onde segue desfilando até hoje. Ao colocar a música “Demônio Colorido” entre as dez finalistas do programa MPB 80, da Rede Globo, ganhou projeção nacional.

Amiga da família Araújo, com ligação entre Lucinha e João Araújo (fundador da gravadora São Livre) pais de Cazuza, Sandra começou na gravadora RGE, onde Cazuza atuava como divulgador, desenvolvendo ainda mais sua amizade com a família. Quando Sandra teve seu filho, Jorge de Sá, Cazuza tornou-se então, padrinho de batismo.
Sandra entraria de fato para o seleto hall das maiores cantoras do Brasil ao interpretar uma canção que remete a um tema caro a todo brasileiro, refletindo sobre o racismo: “Olhos Coloridos“. A obra, escrita nos anos 1970, por Macau, grande compositor brasileiro, nasceu após uma experiencia ruim do compositor, ao ser preso. Ao ser interrogado por um dos policiais, a compôs após ouvir que morava na ´lama´ (referindo-se à Cruzada São Sebastião, conhecida localidade no Rio, situada no Jardim de Alah) e ainda, com as palavras : “tudo pobre, tudo favelado, tudo preto”.
O policial não sabia, mas sem querer, estava ajudando na criação de uma das mais célebres canções contra o racismo no Brasil: “Meu cabelo enrolado, todos querem imitar, eles estão baratinados, também querem enrolar… Você ri da minha roupa, você ri do meu cabelo, você ri da minha pele, você ri do meu sorriso. A verdade é que você, tem sangue criolo. Tem cabelo duro, sarará criolo“. Com o tempo e as apresentações ao vivo, a música ganhou um toque no refrão, com o público acrescentando a frase “todo brasileiro“. Para nossa alegria, Macau segue vivo e lançou seu primeiro CD em 2011, “Macau, do Jeito Que Sua Alma Entende”, enquanto sua música, segue perpetuada, pela voz inigualável de nossa querida Sandra de Sá.