Quais foram as primeiras gravações musicais brasileiras?
Written by Rádio AcheiUSA on 10 de outubro de 2023
As primeiras gravações musicais no Brasil ocorreram no final do século XIX. O marco inicial foi em 1902, quando a Casa Edison, uma filial da Thomas Edison’s National Phonograph Company, realizou as primeiras gravações no país.

(Robert Kato Lionel/New York Public Library/Divulgação)
Os primeiros registros incluíram músicas como “Pequenina” e “Eu vi uma preta“, interpretadas por Baiano, um cantor popular da época. Posteriormente, outros artistas e gêneros musicais foram sendo gravados, como choro, samba, modinhas, entre outros.

Cilindro de Cêra
Além da Casa Edison, outras empresas de gravação surgiram no país, como a Odeon, a Brunswick e a Columbia, contribuindo para a diversificação do repertório musical gravado.

Vintage Gramophone Victrola 78rpm record player.
Essas primeiras gravações foram feitas em cilindros de cera e, mais tarde, em discos de 78 rotações por minuto, uma tecnologia que dominou o mercado até meados do século XX, quando os LPs (Long Plays) e os singles de 45 rotações se tornaram populares.
As primeiras gravações em cilindros de cera eram um processo mecânico utilizado no início do século XX para registrar som. O processo envolvia várias etapas:
- Preparação do Cilindro: O cilindro era geralmente feito de cera ou outros materiais semelhantes. Antes da gravação, ele era aquecido e girado lentamente para criar uma superfície lisa e uniforme.
- Gravação Acústica: O artista ou grupo musical se posicionava diante de um megafone ou bocal que estava ligado a uma agulha que faria a gravação. O som produzido pelo cantor ou instrumento era então canalizado através do bocal, fazendo vibrar uma agulha que gravava sulcos na superfície do cilindro. Era uma espécie de processo acústico, onde a força e o volume do som influenciavam diretamente na profundidade do sulco.
- Reprodução: Para ouvir a gravação, um reprodutor especial com uma agulha era utilizado. A agulha seguia os sulcos no cilindro, reproduzindo o som através de um amplificador mecânico que amplificava o som.
- Duplicação e Distribuição: Se fossem desejadas cópias do cilindro, um processo de moldagem era usado para criar novos cilindros a partir do original. No entanto, a qualidade das cópias muitas vezes não era tão boa quanto o original.
- Limitações Técnicas: O tempo de gravação era limitado a alguns minutos e a qualidade sonora era relativamente baixa, especialmente em comparação com os métodos modernos.
Com tudo isso, podemos observar como evoluímos, até chegarmos os dias atuais, em que o ´Streaming´, ou a transmissão via internet, veio para facilitar ainda mais a vida dos amantes da música em geral.