Current track

Title

Artist


Pixinguinha e o Chorinho nosso de cada dia

Written by on 10 de março de 2020

Pixinguinha Chorinho
Pixinguinha – divulgação

Um dos mais festejados e reconhecidos ritmos brasileiros, o Choro, ou simplesmente Chorinho, como é mais conhecido, surgiu no século XIX e vem se firmando ao longo dos anos como a primeira música realmente brasileira, ainda que suas origens remetam ao Lundu, que é um ritmo de inspiração notadamente africana.

Pelo menos três instrumentos se fazem fundamentais para o nascimento de um bom Chorinho: Cavaquinho, Flauta e Violão. Com esse trio temos o núcleo e o resto vai acontecendo no seu entorno, com o acréscimo de outros instrumentos de corta e sopro, que foram sendo incorpoados. A música também é conhecida por ter sido usada como um recurso popular para inserir as músicas que eram consumidas em salões da alta sociedade.

Para ser um bom “chorão“, como são chamados os músicos que adotam o estilo, é preciso ter como dom o poder da versatilidade e improvisação. O bairro Cidade Nova, no Rio de Janeiro, foi um dos mais importantes berços do gênero, revelando nomes como Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Joaquim Antônio da Silva Calado, entre outras ilustres figuras. O Choro também ganhou ecos pela Lapa.

O maior nome em torno do Choro é Pixinguinha, que ajudou a perpetuar o ritmo como um som necessário em eventos de qualidade. Nascido Alfredo da Rocha Vianna Filho, atuou como maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro, vindo a ser considerado um dos maiores compositores da música popular do Brasil. Ainda hoje, é possível conferir importantes eventos com rodas em torno do tema no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil!


Continue reading