Current track

Title

Artist


O Barquinho, obra-prima de Menescal e Bôscoli

Written by on 24 de agosto de 2020

Por Luck Veloso – A canção O Barquinho, composta por Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, é sem dúvida, uma das canções que mais representam o Brasil ao longo das décadas. A simplicidade dos versos que ajudam a desenhar um ambiente de tranquilidade na mente de quem ouve, são os principais trunfos da canção, que diz “Dia de luz, festa de sol, e o barquinho a deslizar, no macio azul do mar…

Roberto Menescal em foto de Quinho Micach - divulgação
Roberto Menescal em foto de Quinho Micach – divulgação

A música ganhou diversas interpretações, entre elas, de Maysa, Elis Regina, Nara Leão e João Gilberto. O nome da canção também foi usado por Maysa para batizar seu décimo primeiro disco, que além da faixa título, marcada por sua voz poderosa, também contém “Errinho à Toa“, da mesma dupla de gênios, Menescal e Bôscoli.

Maysa aliás, gravou um clipe à época, interpretando a canção, em gravação original de 1961 para o programa de TV, dirigido por Liana da Rocha em 1975. A cantora aparece, primeiro falando sobre a importância do artista ser o mesmo que sua obra e começa então a cantar a canção, na praia de Maricá, onde viveu.

A origem da canção

O curioso é a origem da canção. Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli haviam tirado o dia para fazer um passeio de barco, com amigos, em alto mar e uma pane mecânica no barco em que estavam, os deixou à deriva. Ao serem resgatados no final do dia, o incidente fez com que ambos iniciassem a composição, que viria a se tornar um dos maiores clássicos da música popular brasileira.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *