Current track

Title

Artist

Noite Feliz – a origem da canção

Written by on 14 de dezembro de 2020

Por Luck Veloso – Estamos chegando ao final do turbulento 2020 e o Natal já bate à porta. Apesar de tantos acontecimentos, não podemos deixar o espírito natalino morrer nunca. Uma das canções mais ouvidas em todos os lugares do planeta nesta época é “Stille Nacht“, ou para os brasileiros, “Noite Feliz“. Você sabe a origem desta bela canção?

O manuscrito da canção, com o autógrafo do compositor, padre Joseph Mohr.
Foto: Stille Nacht Museum

A versão original, em alemão, foi ouvida pela primeira vez, na Igreja de São Nicolau, localizada em Oberndorf, na Áustria, durante a missa de Natal do ano de 1818. A música foi então, traduzida para centenas de linguás e em 2011, Noite Feliz foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Noite Feliz

Voltando à canção original, naquela noite, quem esteve presente ouviu a música sendo executada a voz e violão, por seus dois compositores: Joseph Mohr, padre que compôs a letra, que antes era um poema que ele havia escrito dois anos antes e a música, foi composta pelo professor e organista Franz Xaver Gruber. Ele havia escrito uma partitura no mesmo dia, logo após receber uma visita de Joseph pela manhã.

Joseph Mohr tinha somente 23 anos de idade quando compôs o poema que originou uma das canções mais populares do mundo. Naquela época, a Europa havia passado por momentos muito turbulentos, com guerras entre 1803 e 1815. Provavelmente por isso, a paz seja um tema recorrente no texto, onde a letra original fala de Jesus que “como um irmão, abraça carinhosamente os povos do mundo”.

Então durante o Natal, quando você ouvir uma das versões que certamente vão tocar de Noite Feliz, lembre de como ela nasceu e de quão importante é a mensagem de paz que ela carrega!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist