Current track

Title

Artist


Ney Matogrosso, a incrivel mente transformadora

Written by on 4 de março de 2020

Ney Matogrosso – foto de Marcos Hermes

Considerado uma das maiores vozes da música brasileira, Ney Matogrosso, nascido Ney de Souza Pereira, em 1 de agosto de 1941, possui uma belíssima carreira, que teve início no gruop Secos & Molhados, projeto que durou apenas um ano mas que rendeu um enorme legado à música nacional.

O primeiro disco solo de Ney veio em 1975 com “Água do Céu – Pássaro” e desde então, acrescentou à produção nacional algo que o diferenciou e muito dos demais artistas da época, mesclando forte maquiagem (ainda da época do Secos & Molhados) às interpretações dramáticas que emprestava a cada composição.

O reconhecimento em peso veio mesmo com a canção “Homem Com H“, de 1981, em que Ney bradava “Nunca vi rastro de cobra, nem couro de lobisomem, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, porque eu sou é home…” – a partir de então, o artista caiu de vez nos braços do povo, ganhando dois Discos de Platina e também, dois Discos de Ouro.

Multitalentoso, Ney não se contenta em apenas ser genial no palco. O moço atua desde sempre também nos bastidores, seja como iluminador ou ainda, dirigindo espetáculos de altíssima qualidade, como foi “Ideologia“, de Cazuza em 1988 ou ainda, no show “Paratodos“, do não menos genial Chico Buarque, em 1993.

Ainda em 1986, Ney Matogrosso dirigiria o espetáculo “Rádio Pirata Ao Vivo“, do grupo RPM, pilotado por Paulo Ricardo, que tinha ainda, Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (guitarras e vocais) e Paulo “PA” Pagni (bateria), falecido em 2019. O show virou o disco homônimo, que vendeu mais de 3,5 milhões de cópias.

Recentemente, Ney Matogrosso lançou o DVD “Bloco na Rua“, que contou com a gravação de um show sem plateia, em que interpreta obras de diversos compositores muito importantes para o Brasil como Ednardo, Raul Seixas, Rita Lee, Raimundo Fagner, Paulinho Moska, além de Eu quero é botar meu bloco na rua , de Sergio Smpaio, entre outros de igual valor. Claro que você ouve o som classudo de Ney aqui na Radio AcheiUSA!