Current track

Title

Artist


Naná Vasconcelos, o rei da percussão

Written by on 2 de agosto de 2020

Equipe Rádio AcheiUSA – Foto de Alexandre Severo / Divulgação – Uma das maiores estrelas da percussão mundial, o brasileiro Juvenal de Holanda Vasconcelos, mais conhecido como Naná Vasconcelos completaria 75 anos neste 2 de agosto, se estivesse vivo. Eleito oito vezes como melhor percussionista do mundo, pela revista americana Down Beat, em votação peita por críticos da revista, Vasconcelos recebeu ainda, oito prêmios Grammy, sendo o brasileiro com mais prêmios do tipo até hoje.

Naná Vasconcelos

O leque de possibilidades de Naná Vasconcelos era muito amplo, o que o permitia passear por diversos ritmos, indo do mais puro som de Villa-Lobos às excentricidades experimentalistas de Jimi Hendrix. Com talento incrível para tocar vários tipos de instrumentos percussivos, se especializou no berimbau.

Seu primeiro trabalho foi Africadeus, de 1973 e a partir de então, começava uma meteórica carreira, que o levou a tocar com gente como Talking Heads, Paul Simon, B.B. King, Arto Lindsay, Sergio Mendes, Egberto Gismonti e muitos outros grandes nomes da música. Naná infelizmente nos deixou em 9 de março de 2016, mas com enorme legado para a música mundial.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *