Current track

Title

Artist


Moacyr Franco completa 84 anos

Written by on 5 de outubro de 2020

Moacyr Franco
Moacyr Franco, cantor e humorista.

Por Luck Veloso – Um dos maiores artistas que o Brasil já produziu, Moacir de Oliveira Franco, ou simplesmente Moacyr Franco, completa mais um ano de vida neste 5 de outubro. Para sermos exatos, 84 anos! Oito décadas, das quais pelo nenos sete, servindo à música.

Moacyr Franco iniciou no mundo artístico quase por acaso. Aos 17 anos de idade, trabalhava numa empresa que pintava cartazes e letreiros, quando foi convidado pelo maestro da Orquestra Tapajós para dar um jeito nas estantes do teatro onde ensaiavam. Foi amor à primeira vista pela música! Moacyr propôs uma troca. Ele pintaria tudo por lá em troca de poder cantar com a orquestra. O maestro topou e desde então, ele nunca mais parou!

Ainda aos 17 anos, faturou um concurso de cantores na Rádio Difusora de Uberlândia, em Minas Gerais. Aos 21 anos, se mudou para Ribeirão Preto, conseguindo um emprego na Rádio Clube Ribeirão Preto, onde conheceria Aloisio Silva Araújo e o lendário Manuel de Nóbrega.

A partir do sucesso no rádio, Moacyr partiu rapidamente para a Televisão, participando em 1959 do programa Praça da Alegria, com o personagem “Mendigo”. Foi ali que o artista eternizaria um de seus maiores bordões, “Me dá um dinheiro aí”, que virou uma estrondosa marchinha de carnaval, conhecida até os dias atuais.

Vencedor de vários troféus, Moacyr Franco entraria já nos anos 1980, para a vida política, exercendo mandatos como deputado federal. Em 2010 tentou retornar à carreira política e apesar de ter recebido 400 mil votos, não foi eleito senador. Como grande torcedor do Palmeiras, fez uma canção dedicada ao clube, chamada “O Amor é Verde”.

Nós da Rádio AcheiUSA desejamos ao grande Moacyr, vida longa e que siga nos brindando com suas belas criações.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *