Current track

Title

Artist


Lupicinio Rodrigues, o rei da Dor de Cotovelo e das Marchinhas de Carnaval

Written by on 11 de dezembro de 2019

Lupicínio Rodrigues
Lupicínio Rodrigues

Houve uma época em que marchinhas de carnaval eram quase um mantra de uma época, capazes de transformar o espírito das pessoas em prol da chamada festa da carne. Lupicínio Rodrigues, autor do Hino do Grêmio e das mais conhecidas marchinhas de carnaval, completaria 106 anos em 2020.

O gaúcho de Porto Alegre entrou para a história ao inserir o samba no mapa do mundo, relatando através de seus bonitos versos, várias histórias, muitas verdadeiras, segundo historiadores e outras, pura ficção mas que fazem parte de um contexto popular. Sua música viria a ser conhecida pelo rótulo de “dor de cotovelo”, revelando amores feridos e relações problemáticas.

E você aí pensando que Marília Mendonça lançou moda hein?! Sem tirar o mérito da moça, mas essa história de relatar as dores das relações vem de longe e muitas das composições de Lupicínio foram imortalizadas por grandes vozes como Elza SoaresPaulinho da ViolaJamelãoGilberto GilFrancisco AlvesMarisa Monte, entre muitos outros. Pesquise e verá que já curtiu muita música sofrida do grande mestre, Lupicínio Rodrigues.