Current track

Title

Artist


Leci Brandão: 76 anos de samba

Written by on 12 de setembro de 2020

Por Luck Veloso – Uma das mais importantes compositoras e intérpretes do mundo da música popular brasileira, mais especificamente do samba, Leci Brandão completa mais um ano de vida neste 12 de setembro. Pioneira por ter sido a primeira mulheres na ala de compositores da Mangueira, Leci possui um vasto material produzido, desde que iniciou na carreira, no início da década de 1970.

Desde então, são 13 LPs (os chamados Long Plays), 8 CDs, 2 DVDs e 3 compactos, totalizando 26 obras. Seu lado artístico avançou além da música, o que a fez participar inclusive de novela, como em Xica da Silva, escrita por Walcyr Carrasco. Sua interpretação de “Isso É Fundo de Quintal” é uma das mais festejadas e conhecidas.

Leci Brandão emprestou seus valiosos conhecimentos sobre samba em prol dos Desfiles das e Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Atuou ainda como Conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.

A participação no Conselho, sem dúvida alguma, fez Leci tomar gosto pela política, o que a fez se candidatar em 2010 e se eleger, como Deputada Estadual por São Paulo, tendo sido eleita com mais de 85 mil votos e, novamente, em 2014, com 71 mil votos. Em 2018, seguiu eleita, com 64 mil votos. A igualdade racial e o respeito às religiões de cunho africano têm sido sua principal bandeira, além da cultura. A artista também defende a questão da juventude, das mulheres, do público LGBTQ+ e das populações indígena e quilombola.

O nosso salve à dama do samba, Leci Brandão!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *