Current track

Title

Artist


Gonzaguinha, o filho do Brasil

Written by on 22 de setembro de 2020

Gonzaguinha
Gonzaguinha – divulgação

Gonzaguinha completaria 75 anos neste 22 de setembro. O Brasil tem vários filhos geniais envolvidos com música e um dos mais brilhantes, sem dúvida, foi ele. Filho registrado embora não natural de Luiz Gonzaga, o cantor teve uma vida breve, porém rica em composições musicais, tendo nos deixado em 1991, aos 45 anos de idade, após sofrer um terrível acidente de carro.

Ao frequentar a casa do psiquiatra Aluizio Porto Carrero, aprofundou seus estudos musicais e fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), junto a grandes nomes da música como Márcio Proença, Aldir Blanc, César Costa Filho e Paulo Emílio, movimento que se tornou bem importante nos anos 1970, culminando com o programa Som Livre Exportação, na TV Globo.

Em 2012, sua conturbada relação com o pai, conhecido por “Gonzagão”, foi tema de um filme, em “Gonzaga: De Pai pra Filho“. Com direção de Breno Silveira, o longa relata a trajetória de Luiz Gonzaga, mostrando vários momentos da convivência entre ele e Gonzaguinha, revelando muitos dos motivos que os mantia unidos, apesar da turbulência do relacionamento.

A discografia oficial de Gonzaguinha lista 19 ábuns de estúdio, o que o tornou um compositor e cantor muito popular no Brasil e entre os brasileiros espalhados pelos quatro cantos do mundo. São suas, pérolas como “Grito de Alerta“, “Espere por mim Morena“, “O que é o que é“, “Lindo Lago do Amor” e muitas outras, que nos fazem ter uma certeza: que partida precoce ele teve. Curta conosco suas músicas, que sempre visitam nossa programação!