Elis Regina, nossa eterna pimentinha
Written by Rádio AcheiUSA on 17 de março de 2023

Neste 17 de março de 2023 nossa grande Elis Regina completaria mais um ano de idade. Infelizmente ela nos deixou de forma bastante precoce, em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos.
Ela ficou muito conhecida por sua competência vocal, musicalidade e forte presença de palco, tendo sido aclamada tanto no Brasil quanto no exterior, chegando a ser comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Sarah Vaughan.
Elis foi a primeira grande artista a surgir nos festivais de música, ainda no começo da década de 1960, ganhando distancia do que chamavam de ´Bossa Nova´ devido ao uso de sua extensão vocal e dramaticidade. Desbocada e de gênio forte, Elis Regina fazia jus ao apelido de “Pimentinha“.
Sua presença artística mais memorável está registrada nos álbuns Em Pleno Verão (1970), Elis (1972), Elis (1973), Elis & Tom (1974), Elis (1974), Falso Brilhante (1976), Transversal do Tempo (1978), Essa Mulher (1979), Saudade do Brasil (1980) e Elis (1980). Elis Foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil.
Elis Regina criticou muitas vezes o sistema da ditadura brasileira, nos difíceis tempos, chamados de “anos de chumbo“, quando muitos músicos foram perseguidos e exilados. A crítica tornava-se pública em meio às declarações ou nas canções que interpretava.
Seu legado é inegável e foi inspiração para muitas outras vozes que viriam. Teve três filhos, João Marcello Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita, todos envolvidos com a raiz da mãe, em sua eterna ligação com a música.
Viva Elis!