Current track

Title

Artist


Eliana Pittman completa 75 de vida e música

Written by on 14 de agosto de 2020

Por Luck Veloso – foto de divulgação – Uma das maiores damas da música popular brasileira completa 75 anos neste 14 de agosto. Eliana Leite da Silva, mais conhecida como Eliana Pittman , sobrenome que pegou emprestado do saxofonista norte-americano Booker Pittman, seu padrasto, com o qual iniciou a carreira nos anos 1960, dedicando-se a cantar grandes obras do jazz e da bossa nova.

Eliana tem grande alcance vocal e ainda na década de 1970, realizou vários shows, tanto no Brasil quanto em vários outros países, colocando o sucesso “Das Duzentas Para Lá, Abandono“, música lançada em 1974 e que recebeu uma versão do Rei Roberto Carlos, cinco anos depois, em 1979.

Eliana Pittman recebeu ainda, o título de “Rainha do Carimbó“, título que lhe foi dado após o enorme sucesso de duas canções: “Mistura de Carimbó” e “Sinhá Pureza“. Seu ecletismo musical e vocal proporcionaram a ela apresentações em lugares como França, Alemanha, Suécia, Espanha, Itália, Portugal, Venezuela, México e Estados Unidos, fazendo apresentações notáveis no lendário Olympia em Paris e nos shows de gente como Sammy Davis Jr e Jerry Lewis.

Após 17 anos sem gravar, disco novo e registro de clássicos

A cantora, que também já fez vários trabalhos como atriz, andou um bom tempo afastada do meio musical, fazendo um retorno em 2019, com o disco “Hoje, Ontem e Sempre“, produzido por Thiago Marques Luiz, reunindo canções de Chico César (Onde Estará o Meu Amor), Gilberto Gil (Drão) e Candeia (Preciso Me Encontrar) e emprestou seu berço jazz para o clássico “Gamei“, dando uma nova vida ao conhecido verso eternizado pelo Exaltasamba: “Meu amor, meu prazer, minha paixão é você, deusa linda do amor, toma conta de mim, o destino traçou, pra nunca mais ter fim… Te amo e não tem jeito, você é minha sina. Te amo meu amor, menina…”.

O disco é cheio de belas surpresas e merece uma recomendação: Um vinho e uma cadeira gostosa, com um som de qualidade. Fechar os olhos e viajar. Depois venha aqui contar pra gente o que achou. Confira sua extensa obra e continue aqui, na Rádio AcheiUSA!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *