Current track

Title

Artist

Como surgiu o Samba, um dos maiores ritmos do Brasil

O samba surgiu no começo do século XX e é uma influência da cultura africana no Brasil. Tem uma ligação com as rodas de dança que os negros escravizados realizavam nos seus poucos momentos livres.

Uma das variantes dessas rodas de dança era o samba de roda, um estilo musical que reunia africanos escravizados para praticar danças e capoeira.

Esse estilo musical surgiu na Bahia, em meados do século XIX, e foi um dos precursores do samba tradicional (conhecido como samba urbano carioca).

As práticas do samba de roda foram levadas ao Rio de Janeiro ao final do século XIX e começo do século XX.
A abolição do trabalho escravo, possibilitou que milhares de africanos e seus descendentes escravizados conquistassem sua liberdade.

No começo do século XX, o Rio de Janeiro tinha uma grande população negra. Nessa cidade, muitos dos afro-brasileiros, libertos ou filhos deles, reuniram-se em bairros como Saúde, Gamboa, Cidade Nova e Estácio.

Nas primeiras décadas do século XX, as festividades realizadas pelos negros, como as rodas de capoeira e de samba, eram proibidas pelas autoridades, que encaravam com temor as manifestações culturais dos
afro-brasileiros.

Como sabemos, o samba é um dos gêneros musicais mais influentes do Brasil e é conhecidíssimo no exterior, tendo sido propagado por nomes como: Dorival Caymmi, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Cartola, Carmen Miranda, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, entre outros.

Você, assim como nós, também gosta de samba? Comente em nossas redes, viva o samba!

Fonte: Mundo Educação.


Current track

Title

Artist