Current track

Title

Artist


As cinco músicas brasileiras mais tocadas de todos os tempos

Written by on 25 de julho de 2022

De acordo com pesquisas feitas em rádios e sites especializados, são estas as cinco músicas brasileiras mais tocadas de todos os tempos:

1 – Construção – Chico Buarque;
2 – Águas de Março – Tom Jobim e Elis Regina;
3 – Carinhoso – Pixinguinha;
4 – Asa Branca – Luiz Gonzaga;
5 – Mas Que Nada – Jorge Ben Jor.

Confira mais detalhes sobre cada canção e salve este post para consulta!

1 – Construção – Chico Buarque

Chico Buarque – divulgação

A música desconstrói o lugar do trabalhador urbano dentro da sociedade, que vive um aprofundamento das desigualdades sociais.”

Ela foi escrita entre 1970 e 1971, no retorno de Chico Buarque da Itália para o Brasil, depois de um autoexílio pelos anos de repressão na ditadura militar

2 – Águas de Março – Tom Jobim e Elis Regina

Tom Jobim e Elis Regina – divulgação

Tom Jobim começou a compor a canção, apenas no violão, em março de 1972, em seu sítio em Poço Fundo, no Rio de Janeiro. A inspiração surgiu após um dia cansativo trabalhando em “Matita Perê”. Certa vez, Tom mencionou em entrevista que compôs a música em um momento de muita tristeza.

3 – Carinhoso – Pixinguinha

A canção surgiu como uma música instrumental: uma ‘polca lenta’. Isso foi no ano de 1917, quando Pixinguinha, então com 20 anos, a compôs. Mas, naquele tempo, as músicas deveriam ter três partes e a polca apresentava apenas duas. Então, o tema foi deixado ‘na gaveta’.

4 – Asa Branca – Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga – divulgação

Na canção que leva o nome da ave, há um relato sobre o período de seca do nordeste, que todos os anos castiga os homens, a vegetação e os animais.

Na letra, a asa-branca “bateu asas do sertão”, o que indica o quão severa estava a temporada de seca na região.

5 – Mas Que Nada – Jorge Ben Jor

Gravada em 1963, para seu primeiro álbum, Samba Esquema Novo a canção foi o primeiro grande sucesso de Jorge Ben (seu nome artístico na época).

“Mas Que Nada” também é uma das canções brasileiras mais conhecidas no exterior, particularmente nos Estados Unidos, onde foi gravada pelo pianista e compositor brasileiro Sérgio Mendes.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *