Current track

Title

Artist


Chico Buarque e Ruy Guerra recebem justiça em livro sobre Calabar

Written by on 31 de julho de 2020

Por Luck Veloso – Francisco Buarque de Holanda, ou simplesmente Chico Buarque, é um dos nossos maiores ícones musicais de todos os tempos. Suas obras sempre são veiculadas aqui na Rádio AcheiUSA e recentemente, o nome do compositor e intérprete voltou às redes sociais, por conta o lançamento do livro “O Trabalho de Encenação em Calabar (1973): O Espetáculo Censurado e as Reflexões de Fernando Peixoto“.

O livro de Nina Hotimsky, lançado pela Editora Desconcertos

A obra faz justiça, quase 50 anos após a proibição pela censura, no ano de 1973, através de um mergulho no texto de Chico e Ruy Guerra para a montagem de “Calabar: o Elogio da Traição“, que foi vetada naquele ano. O álbum homônimo, também foi censurado. O livro é resultado da dissertação de mestrado de Nina Hotimsky, que é professora, sonoplasta, atriz e doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Para que pudéssemos ouvir as canções de forma livre e espontânea como fazemos hoje em dia, muita água rolou em diversas camadas da sociedade, num penoso processo de purificação democrático e Chico Buarque sempre esteve completamente entrelaçado a todo este percurso. O livro é um importante documento para entender melhor todo esse processo. O Trabalho de Encenação em Calabar (1973): o Espetáculo Censurado e as Reflexões de Fernando Peixoto, de Nina Hotimsky, saiu pela Editora Desconcertos e tem valor sugerido de R$ 50,00. Confira e claro, siga curtindo as pérolas de nosso amado Chico, aqui na Rádio AcheiUSA!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *