Current track

Title

Artist


César Camargo Mariano, 77 anos de música

Written by on 19 de setembro de 2020

Por Luck Veloso Um dos nomes mais importantes para a música popular brasileira, César Camargo Mariano completa 77 anos de muita vida, com grande parte dela, dedicada à sua maior paixão, a música. Chamado de “menino prodígio” ainda aos 14 anos de idade, quando começou a acompanhar bandas de jazz, César logo atuaria de forma profissional, na Orquestra de William Furneaux, formando no ano de 1962 o grupo “Três Américas”.

César Camargo Mariano / divulgação

Desde então, vem nos brindando com sua técnica apurada e o refinamento musical dos grandes mestres, exercendo o seu lado de músico e ao mesmo tempo, arranjador e produtor musical em várias esferas da música brasileira, tendo sido inclusive jurado de grandes festivais de música.

A vida pessoal também tem sido repleta de realizações. O primeiro casamento, com a cantora Marisa Gata Mansa, lhe rendeu o filho Marcelo Brandão Camargo Mariano, que também atua como músico, sendo baixista. O segundo casamento, foi com ninguém menos que Elis Regina, nossa eterna Pimentinha, que lhe deu dois filhos, que também têm grande sucesso no meio musical: Pedro Mariano e Maria Rita.

Sua vastíssima obra teve início no ano de 1964, com o lançamento de Sambalanço Trio Volume 1, que abriu o leque para sua técnica seguir por um caminho que vem servindo de inspiração para muitos outros músicos. Ao longo de sua premiada carreira, César Camargo Mariano também atuou como arranjador de Wilson Simonal. Ganhador de dois Grammys latinos, o primeiro em 2006 e o segundo em 2007, César acumula prêmios.

O seu trabalho, que transita perfeitamente entre o erudito e o popular, atraiu muitos outros grandes nomes, como Maria Bethânia, Chico Buarque, Jorge Ben, Gal Costa, Ivan Lins e muitos outros. Um pouco mais à frente, foi também pioneiro no uso de teclado sintetizador em meio aos arranjos musicais e ao se mudar para os EUA em 1994, colaborou com grandes nomes internacionais, indo de Blossom Dearie ao clássico de Yo-Yo Ma, dando continuidade ainda, à produção e direção de discos e espetáculos musicais.

Neste 19 de setembro, ele completa mais um ano de vida e nós celebramos sua existência e seus frutos, com um grande agradecimento e desejo de vida (ainda mais) longa!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *