Current track

Title

Artist


Cazuza, o eterno poeta da música brasileira

Written by on 4 de abril de 2023

Para muitos ele foi como um anjo rebelde. Já para outros, o viam como um ser transgressor, que veio ao mundo para revelar as facetas do ser humano de forma mais clara, através da poesia.

Estamos falando de Agenor de Miranda Araújo Neto, carinhosamente conhecido como “Cazuza“, nascido em 4 de abril de 1958, completaria 65 anos neste 2023. Reconhecido por sua rebeldia, boêmia e polêmica, assumia livremente sua bissexualidade.

Filho de Lucinha Araújo e do produtor musical João de Araújo, que entre outros feitos, fundou a Som Livre, Cazuza sempre teve muita influência pelos grandes nomes da música brasileira, preferindo as canções dramáticas.

Nomes como Cartola, Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Noel Rosa e Maysa eram comuns em seu repertório. No começo dos anos 1980 entrou par o grupo Barão Vermelho, formado por Roberto Frejat, Dé Palmeira, Maurício Barros e Guto Goffi. A partir de então, formaria com Frejat uma das fuplas de compositores mais festejadas de sua geração.

Cazuza nos deixou aos 32 anos, em 7 de julho de 1990, devido a um choque séptico dausado pela AIDS. Ele conseguiu deixar um importante legado para a música brasileira, sempre transitando entre o rock e o estilo romântico contestador.

Mil salves para o grande e inesquecível Cazuza!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *