Current track

Title

Artist


Brasileirinho, o choro que encanta a todos

Written by on 27 de novembro de 2019

Waldir Azevedo

Uma das músicas mais conhecidas e reconhecidas de todos os tempos, por quem ama e consome música popular brasileira, o choro “Brasileirinho“, que você ouve aqui em nossa programação, nasceu em 1947, composta por Waldir Azevedo (1923 – 1980) em parceria com Pereira Costa (versão com letra). Segundo conta a história, ele a fez a pedido de um sobrinho, então com dez anos de idade à época. Como só tinha um cavaquinho com uma corda, Waldir então disse para o menino que não poderia, pois o cavaquinho bom estaria na Rádio Clube do Brasil, onde ele atuava no programa do violonista Dilermando Reis.

Com a insistência do sobrinho, Waldir acabou cedendo, o que resultou na composição tocada em seu início, utilizando apenas a corda “ré”. Com o afastamento de Dilertmando da emissor, Waldir ganhou maior destaque como cavaquinhista, liderando o grupo da época. A gravação de “Brasileirinho” caiu no gosto popular e especializado, ajudando Waldir a comprar um apartamento pagando à vista por ele, utilizando apenas os ganhos com direitos autorais.

A canção ocupa hoje o 53º lugar entre as 100 Maiores Canções Brasileiras de Todos os Tempos, lista feita pela conceituada revista Rolling Stone. Ouça e compartilhe!