Current track

Title

Artist


Bibi Ferreira: O centenário de uma das maiores artistas do Brasil

Written by on 22 de junho de 2022

Bibi em “Bibi Ferreira canta repertório Sinatra”, no Teatro Renaissance, 2014 — Foto: Wilian Aguiar

Equipe Rádio AcheiUSA – A música popular brasileira não seria completa sem a existência de Abigail Izquierdo Ferreira, ou simplesmente, Bibi Ferreira, como ficou mundialmente conhecida.

Neste mês de junho, Bibi Ferreira completaria 100 anos. Nascida em 1º de junho de 1922 (há controvérsias quanto ao dia exato de nascimento), nos deixou em 13 de fevereiro de 2019.

A atriz, cantora e compositora brasileira tinha ascendência portuguesa e espanhola, sendo filha do ator brasileiro Procópio Ferreira e da bailarina argentina Aída Izquierdo.

A história conta que ela fez sua estreia nos palcos com apenas 20 dias de idade, quando sua madrinha, a também atriz Abigail Maia, não havia encontrado a boneca que usaria em cena durante a peça “Manhãs de Sol”, de Oduvaldo Vianna (diretor, produtor e roteirista de teatro e cinema).

Quem precisaria de uma boneca quando se tem uma criança de verdade? Foi então, o início de uma longa e premiada carreira, que teve início no ano de 1941.

Bibi Ferreira em Brasil 79, de 1979 — Foto: Acervo TV Globo

A artista gravou seus primeiros discos nos anos 1950 e já nos anos seguintes, a partir dos anos 1970 e 1970, alguns de seus espetáculos viraram álbuns, como é o caso de “Minha Querida Lady” (1964), “Alô Dolly” (1966) e “Gota D´Água” (1977).

Bibi Ferreira esteve ativa até o fim da vida, vindo a falecer de causas naturais em 2019, um ano após ter anunciado sua aposentadoria. Ela ainda teve a oportunidade de ver o show “Bibi – Uma Vida em Musical”, que estreou em 2018, e emocionou o público ao aparecer de surpresa na plateia, cantando uma canção de Edit Piaf. Muita luz e música para a eterna Bibi!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *