Current track

Title

Artist


Baby do Brasil, a guerreira da música popular brasileira

Written by on 21 de janeiro de 2020

Baby do Brasil - foto de Luck Veloso
Baby do Brasil – foto de Luck Veloso

Falar em Música Popular Brasileira sem citar Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade seria uma enorme injustiça. Estamos falando de Baby do Brasil, que já assintou também como Baby Consuelo. A niteroiense mergulhou na música desde cedo, escrevendo canções contra a vontade dos pais, que desejavam que a então menina Baby seguisse por um caminho mais tradicional na vida.

Já aos 14 anos, Baby venceu um festival de música em Niterói, intepretndo uma canção de Eduardo Lages. Entendendo que seu destino era o palco, aos 17 anos escreveu uma carta de despedida e saiu da casa dos pais, fugindo de casa rumo a Salvador. Precisando sobreviver, começou a cantar em troca de comida e com sua incrível voz, foi conquistando todos os comerciantes.

Ao conhecer Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formaram então o lendário grupo Novos Baianos, em 1969. O nome artístico Baby Consuelo foi criado para acompanhar o movimento rock que se firmava em Salvador. Mais tarde, ela trocaria para Baby do Brasil, mas até hoje, é conhecida pelos dois nomes. Baby se casou com o primeiro namorado, o guitarrista Pepeu Gomes. Ao se mudarem para o Rio de Janeiro, se instalaram no lendário sítio em Jacarepaguá, que viria a ser o berço de nascimento para omaior sucesso dos Novos Baianos, o disco Acabou Chorare.

No começo dos anos 1980, Baby deixou o grupo para se dedicar à carreira solo, com grande sucesso, já no primeiro disco, “O Que Vier Eu Traço“, lançado então pela Warner Music. A canção “Menino do Rio“, composta por Caetano Veloso exclusivamente para Baby, se tornaria um enorme sucesso, sendo tocada à exaustão na época, sendo tema da novela Água Viva, da Rede Globo. A partir daí, foram hits e mais hits. A cantora é mãe de quatro filhos, das meninas Sarah Sheeva (Riroca), Zabelê, Nana Shara e Pedro Baby, que há tempos cuida da direção musical de seus shows, que é autoditada e considerado um dos melhores guitarristas do Brasil, país que escolheu Baby para ter um eterno caso de amor.