Current track

Title

Artist

Aracy de Almeida, a Dama da Central e do Brasil

Written by on 14 de janeiro de 2020

Aracy de Almeida  em 27.06.1985 - foto de Manoel Pires/Folhapress
Aracy de Almeida em 27.06.1985 – foto de Manoel Pires/Folhapress

É impossível falar sobre Música Popular Brasileira sem citar o nome de Aracy Teles de Almeida, ou simplesmente, Aracy de Almeida. Nascida em 19 de agosto de 1914 e criada numa família de protestantes, viveu no Encantado, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. A cantora e sambista, que posteriormente viria a ficar também conhecida nacionalmente como jurada do programa de calouros do Silvio Santos, no SBT, era muito articulada, sendo uma das melhores amigas de Noel Rosa.

Por circular pela cidade usando basicamente o trem, ficou conhecida como “Dama da Central” (do Brasil), pois ia do Encantado ao Centro utilizando o trem como meio de transporte. Outros dois apelidos foram “A Dama do Encantado” e “O Samba em Pessoa“. Apesar de passear muito bem pelo samba, ritmo que cantava, Aracy gostava também de música clássica.

Quando atuou como jurada de show de calouros, Aracy costumava ser sarcástica e brincar bastante com os candidatos, muitas vezes até falando algo contra e eternizou a frase “Eu vou mandar dez paus e estamos conversados!”, referindo-se a um prêmio baixo para os candidatos, arrancando vaias da platéia, que se divertia com sua franqueza, confira:

Um de seus maiores sucessos é a canção “Escandalosa“, que você confere na programação da Rádio AcheiUSA. Aracy de Almeida nos deixou em 1988, mas sua música segue viva, no coração de quem ama as raízes da MPB.


Current track

Title

Artist