Current track

Title

Artist

Alcides Gerardi – Época de ouro do samba nos anos 1950

Written by on 4 de janeiro de 2020

Alcides Gerardi
Alcides Gerardi – divulgação

Se você é ouvinte habitual da Rádio AcheiUSA já sabe que nossa pesquisa musical abrange diversas épocas da boa música brasileira. Agora, se você acaba de chegar, continue conosco, pois aqui a gente ouve juntos, os grandes nomes que pavimentaram o caminho para o que estaca por vir, como Alcides Gerardi. E é sobre Alcides o tema desse post.

Nascido José Alcides Gerardi, na cidade gaúcha de Rio Grande, logo rumou para o Rio de Janeiro, para poder concluir os estudos. A música já era latente naqueles anos, falamos de 1939 e naquela época, a grande oportunidade estava no concurso de calouros da Rádio Nacional, no qual Alcides concorreu, sem muito sucesso.

Ao começar a se destacar como cantor, realizou sua primeira gravação em disco, com “Não Faça a Vontade Dela“, de Nelson Cavaquinho. Mas Gerardi ficaria muito mais conhecido quando gravou aquele que viria a ser o seu samba de maior sucesso, “Antonico” (1950), que você confere em nossa programação. A música, de autoria de Ismael Silva, também ajudou o grande sambista a ser relembrado pela mídia. Alcides Gerardi nos deixou em 3 de janeiro de 1978 e você confere seu legado aqui, na Rádio AcheiUSA!


Current track

Title

Artist