Current track

Title

Artist


“A Banda”, de Chico Buarque, abre a série de músicas brasileiras que fizeram história

Written by on 11 de agosto de 2022

A partir de agora, falaremos semanalmente sobre uma canção que fez história na música popular brasileira. A escolhida para abrir a série foi “A Banda“, de Chico Buarque.

“A Banda” é uma canção de 1966 composta e interpretada pelo músico brasileiro Chico Buarque. Foi lançada no primeiro álbum do cantor, Chico Buarque de Hollanda. O artista compôs a canção quando retornou da Europa, onde excursionara com a peça de teatro Morte e Vida Severina.

Com uma melodia simples e letra aparentemente superficial, a canção animou o público em um ritmo de marchinha, ao contar a história de uma cidade que encontra a alegria nos encantos de uma banda que está passando, levando todos a festejar, mesmo em períodos sombrios.

Chico Buarque marcou sua grande carreira com canções consagradas como “Construção”, “Cotidiano” e “João e Maria”, mas foi com “A Banda” que conquistou seu primeiro sucesso, em uma canção tocante que fala de alegria em tempos de infelicidade.

Com letra e arranjo simples, a música conquistou os brasileiros e vendeu 55 mil cópias do disco compacto em apenas quatro dias, marca impressionante para o single de um artista estreante, mas que mostrava a força que já possuía como cantor mesmo aos 20 anos.

Chico Buarque conta que a motivação para criar a canção veio após ouvir Gilberto Gil interpretar a canção “Ensaio Geral”, música marcante de sua carreira que também havia concorrido ao prêmio do festival.

A Banda conversa sobre as alegrias que a arte e a celebração podem trazer para pessoas com realidades de vida muito diferentes, e a capacidade que tem de uni-las em um mesmo ritual de alegria.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *